Início       Farlei        Física       Catequese

 
 
 

      Para que serve a física?

 

A física nasceu da filosofia natural, em grego filosofia significa amigo da verdade e física significa natureza. Isso aconteceu quando o italiano Galileu Galilei desenvolveu o método científico: observação, reprodução em laboratório, elaboração de leis e a comprovação experimental. Esta estrutura permite verificar as teorias com base na própria natureza, quando se faz previsões matemáticas das regularidades naturais estatisticamente confiáveis. Assim nós somos amigos da verdade natural.

 

        

 

O desenvolvimento do raciocínio lógico no aprendizado de física

 

O que é ser inteligente? Sabemos que há muitas coisa para se aprender e ser bom, tal que no início da década de 1980 pesquisas na Universidade de Harvard lideradas por Howard Gardner apontaram as múltiplas inteligências para melhor descrever as habilidades da mente. A física desenvolve a lógica, uma capacidade de lidar com dados e abstrações, definindo as suas relações e consequências. O exercício dessa habilidade na matéria de física promove o seu uso em várias outras funções.

 

A pessoa pode possuir níveis diferentes em cada uma das múltiplas inteligências

 

Além da lógica existem: linguística no domínio de idiomas, musical na capacidade de distinguir, apreciar e compor, espacial em compreender o mundo visual com precisão de um escultor ou cartógrafo, corporal na coordenação e domínio do corpo como em atores e esportistas, intrapessoal na capacidade de se conhecer como em escritores e psicólogos, naturalista na capacidade de organizar dados da natureza como biólogos, e a existencial na capacidade de examinar a existência, como filósofos e religiosos. 

 

Na física você irá desenvolver as habilidades de leitura de gráficos e tabelas úteis em qualquer profissão, tal como uma visão mais profunda do texto devido ao exercício de identificar dados e relacioná-los na linguagem matemática. Se você consegue fazer isso em física então você será muito mais alfabetizado em ler qualquer texto. Desde os manuais de aparelhos até mesmo a Bíblia... Um funcionário competente entende aquilo que lê. Ele tem capacidade de usar os termos científicos corretamente. Como?

 

 

A capacidade investigativa com uso correto de conceitos permite fazer hipóteses mais confiáveis e testá-las. A diferença pode ser acertar ou errar e a consequência será ser promovido ou demitido. A física tem importante papel no sistema produtivo no uso das habilidades desenvolvidas ao se estudá-la na escola, tal como no uso competente da tecnologia que movimenta a nossa sociedade moderna. Se você não sabe como um aparelho funciona então você não será capaz de usá-lo direito em situações extremas e lembre-se de que essas coisas custam muito caro.

 

 

A teoria funciona? A gravitação universal de Isaac Newton não estava coerente com a nova precisão dos telescópios. Newton estaria errado? Fizeram as contas e se ele estivesse certo deveria haver um planeta num exato lugar do sistema solar, depois de Saturno. E ele estava lá! Foi descoberto Urano. Tempos depois a mesma história se repetiu e novamente Newton venceu: descobriram Netuno. A ciência não é perfeita, mas traz uma confiança extremamente valiosa, o suficiente para ser levada a sério.

 

Estudar física lhe permite conhecer melhor o universo em que você existe e desenvolve o seu raciocínio lógico, algo que lhe ajudará em qualquer profissão. É bom que pensar lhe seja de algum valor e isso lembra René Descartes: “Penso, logo existo”. A ciência nos serve para conhecer a criação de Deus e se a criação não te interessa, vá para o inferno então... Digo isso porque “navegar é preciso, viver [desse jeito] não” (Camões)já que uma vida sem pensar não é vida, fazendo da ignorância um inferno na terra.

 

Conhecendo a natureza da matéria facilmente mal interpretada

 

Existe um fenômeno chamado ressonância, que faz o material ressoar, ou seja, vibrar junto com a onda sonora que o atinge se esta for no valor da sua frequência natural. Assim quando um cantor emite uma onda sonora na frequência natural do cristal, este vibra nessa mesma frequência e a taça de cristal quebra mesmo em baixa intensidade. O forno de micro-ondas funciona com base na ressonância de ondas eletromagnéticas nas moléculas de água, por isso só aquece o que possui água.

 

    

Ponte de Tacoma nos EUA que cai em 1940 devido a ressonância.

  

Você sabia que a ignorância mata? Quando eu estava no terceiro colegial o professor explicou de alguns engenheiros tendo dificuldade para resolver o problema de vibração do painel de um carro, depois eles perceberam que só ocorria quando o motor estava em uma certa vibração. Anos depois, já na faculdade, eu vi uma porta tremendo forte em menos de um segundo bem ao meu lado. Mas eu percebi um carro próximo dando a partida e lembrei de tudo naquele momento. Anos depois isso se repetiu.

 

Pense um pouco, se isso acontecesse com você a meia noite logo depois de um filme de terror baseado em fatos reais. Sozinho em casa. Tem gente que poderia ficar com tanto medo que seria capaz de ter uma ataque cardíaco ou ficar traumatizado pelo resto da vida. A ignorância mata. Além disso tem ilusões de óptica muito boas... Eu já vi muitos vultos, mas observando melhor vi muitas lagartixas, mariposas e borboletas. Ou uma luz que vinha do quadro da minha falecida bisavó, mas eu repetia o movimento e sempre via o reflexo da porta de vidro nos meus óculos.

 

Imagine um funcionário trabalhando sozinho até tarde da noite, quando um compressor na sala ao lado liga automaticamente para manter a pressão constante na câmara a qual está ligado. No momento que o compressor é ligado a xícara de café do funcionário começa a tremer e para quatro segundos depois, assim que o compressor para de funcionar. Qual fenômeno físico pode explicar isso?

a) reflexão

b) refração

c) difração

d) ressonância

e) assombração

 

Outra situação facilmente mal interpretada é a questão da dilatação térmica, quanto mais quente está um material mais os seus átomos vibram e se afastam um dos outros, aumentando levemente o tamanho do objeto. Quando esfria se contrai. Por isso que trilhos, pontes e prédios possuem vãos para a dilatação, impedindo de se quebrarem quando a dilatação vencer a resistência do material. Assim um guarda-roupa ou mesa podem se dilatar durante o calor do dia e ninguém escutar o rangido da madeira por causa do barulho, mas provocar assombrosos gemidos a noite...

 

                             

"Isso nom ecxiste! É puro charlatanismo" (Pe. Oscar Quevedo)   A temperatura é a vibração dos átomos.

 

Lembro de ter assistido na televisão um mágico retirar um garfo da bolsa, colocá-lo sobra a mesa e tampá-lo com uma cúpula de cristal. Durante a encenação de seus poderes paranormais” o garfo foi se entortando sozinho! Porém o câmera deu um close no garfo e notei gotículas de condensação da água, tal como em um copo com água fria. Imagino do garfo ter sido tirado de um lugar muito frio, tal como nitrogênio líquido, e ser feito de duas camadas de metal de coeficientes de dilatação diferentes, isto faz com que se entorte para um lado.

 

Você está levando o supervisor, que trouxe o filho junto, para uma visita à empresa. O filho dele lhe pergunta o porquê existem aqueles vãos entre os pilares do prédio principal e o pai demonstra que se interessa muito que você dê uma boa resposta à criança curiosa. Para ainda ter esperança naquela promoção, o que responder?

a) Os vãos comportam a dilatação térmica, impedindo do pilar se trincar.

b) Trata-se de uma invenção do arquiteto para escorrer a água da chuva.

c) Isso foi uma terrível falha de projeto, por isso eu despedi o engenheiro.

d) Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Fique quieto...

e) O prédio está ruindo! Mandem evacuar toda a fábrica urgentemente!

 

O mundo real supera qualquer loucura e assusta mais!

 

Quando as pessoas não conseguem entender algo elas dizem que trata-se de loucura, em sua ignorância e má vontade. Seria tudo isso coisa de louco? Porém louco é quem não tem noção da realidade e a física é o estudo justamente da realidade. Então não estudar física que é loucura! Você acha que conhece um mundo em que você existe? As experiências demonstram que ele é bem diferente disso... Por exemplo, o átomo, na verdade, é um pacotinho de ondas e justamente isso é ser uma partícula.

 

    

 

Desde o ano de 1924 nós já sabíamos que a órbita de um elétron é análoga a uma onda estacionária fechada em si mesma, por isso os orbitais eletrônicos estudados em química apresentam formas tão estranhas. Isso provou que o elétron é uma partícula-onda e entendemos que toda partícula é um pacotinho de ondas. Nessa dualidade podemos ver a luz, que é uma onda eletromagnética, mover objetos com a pressão de sua radiação como sendo um pacotinho de ondas eletromagnéticas.

 

Nós sabemos que a luz é uma onda eletromagnética, mas quando a estudamos como partícula a chamamos de fóton. Então um fóton é uma quantidade dessa onda. O interessante é que a órbita do elétron foi imaginada como uma onda estacionária fechada em si mesma. Qual a semelhança e a diferença entre essas ondas? O bonito da ciência é que nós admitimos que ainda não sabemos e damos a chance de explorar dentro do método científico. Porém, você que se vire para provar as ideias absurdas...

 

Até onde isso vai? As estranhas conclusões da física quântica, que estuda as pequenas quantidades, também mostram uma forma de telepatia entre partículas. Esse fenômeno foi previsto por Einstein em 1935, mas como ele mesmo não acreditou chamou o fenômeno de “ação fantasmagórica à distância”. A teoria foi comprovada experimentalmente em 1980, em casos muito especiais. O fenômeno é conhecido em partículas como os fótons e a dificuldade é manter a ligação entre estas partículas.

 

A ação fantasmagórica da física quântica e o físico Oscar Jimenez da UFJR. Onde ver mais?

UFRJ  explica "telepatia" entre partículas. Rafael Garcia. 15/05/2009. www.folha.com.br.

 

Quando um fóton passa por um cristal e se divide em dois outros fótons, estes fótons resultantes ficam emaranhados. Nesta ligação ambos possuem a mesma velocidade e vibram no mesmo eixo (spin), mas que apenas será definida quando observados. Assim na observação ambos adotam as mesmas características instantaneamente. Essa é a telepatia quântica. O emaranhamento é facilmente perdido, mas o experimento da  UFRJ demonstrou leis matemáticas para a resistência desse emaranhado.

 

A física dos desenhos animados e a engenharia

 

Nos desenhos animados as leis da física não são respeitadas, mas isto é porque não seria tão engraçado se erros conceituais não fossem testados com humor. Não se trata de ignorância, mas de inteligência na construção da percepção da nossa realidade por uma lógica própria da engenharia. Um pouco diferente são os filmes de ficção científica em que som se propaga no vácuo e feixes de luz são visíveis e lentos para serem vistos. Não são as leis da natureza, mas as leis do entretenimento lucrativo.

 

 

Pense bem, uma vez que você conheça as leis da física, tais como inércia, atrito, força centrípeta, centro de gravidade e outras, você estará mais seguro de acidentes fatais e dos engraçados que se passam na televisão. Preste atenção para isso não acontecer com você, pois pode salvar a sua vida. Como exemplo, em uma torre nos EUA um garoto viu os cabelos da irmã levantando, tirou uma foto por achar engraçado e logo que saíram caiu um raio que matou as pessoas que estavam lá. O que aconteceu?

 

Quando um raio está prestes a cair em um lugar a eletricidade se acumula no ponto mais alto, nesse caso a torre, podendo fazer os fios de cabelo se repelir. Não se deve ficar em lugares altos ou abaixo das árvores por estes serem o caminho mais curto para a eletricidade do raio. Dizem que o lugar mais seguro é em um carro por causa dos pneus que são isolantes, mas se o raio pula 2 km entre o chão e a nuvem isso não é problema algum. O carro protege, mas pela blindagem metálica que permite ao raio passar por ela e não por você. Desde que não seja um conversível...

 

Agora seja um pouco mais esperto do que o coiote.

 

Uma boa pergunta de teste seria se uma armadura medieval completa protegeria de um raio também. Para entender isso precisamos ver o metal e o ser humano como dois resistores em paralelo, assim a corrente elétrica passará muito mais pelo metal devido a baixa resistência do que pelo humano de resistência elétrica mais alta. Ou seja, o dano na pessoa será muito menor usando a armadura, mas não será desprezível e também haverá o aquecimento do metal devido à eletricidade. Melhor é ficar em casa.

 

O volume de uma vaca. Fizeram o desafio de calcular o volume de uma vaca para um matemático, um físico e um engenheiro. Primeiro foi o matemático, em um dia ele demonstrou por vários teoremas que a vaca existia, depois aplicou um programa que tratava a vaca como infinitesimais figuras geométricas e por fim integrou o volume destas. Depois foi a vez do físico, em uma simples aproximação ele considerou a vaca gordinha como uma esfera e em 15 segundos fez as contas. Por último foi o engenheiro que jogou a vaca na água de um tambor graduado e mediu o volume.  

 

A física é a base de toda a engenharia, assim todo voluntário a professor pardal deve entender bem de física se quiser ter uma longa carreira... Acidentes acontecem. O inventor Benjamim Franklin demonstrou que a eletricidade dos raios era a mesma já estudada em laboratórios ao usar uma pipa com uma chave em uma tempestade, mas ele viu as faíscas no começo da tempestade e parou. Porém um russo entusiasmado pelo artigo ficou mais tempo se maravilhando com o efeito e morrei eletrocutado.

 

Em uma indústria há um o maquinário que funciona a 20 milhões de volts, de repente entra em pane liberando relâmpagos por todo o galpão. Infelizmente isto bloqueia a única saída e obriga a todos os funcionários a procurarem um lugar seguro até que outros lá fora consigam desligar a fonte de energia. Se você estivesse dentro deste galpão o que você faria para sobreviver?

a) Disputar com os seus colegas de trabalho o espaço sobre um pneu.

b) Pular para dentro de um grande tonel de metal e chamar os outros.

c) Ir para debaixo de uma mesa de madeira junto com o seu chefe.

d) Colocar o dedo no polo negativo da tomada para ficar aterrado.

e) Desistir por ser impossível, sentar e chorar...

 

A ciência pode esclarecer sobre alguns avistamentos de ovnis

 

A pesquisa científica sobre os avistamentos de ovnis cortam muitos erros e podem dar melhor clareza ao assunto. É empolgante a possibilidade de haver vida em outros planetas e até mesmo de nós sermos visitados por pessoas de outros planetas ao longo de nossa história. Mas uma hipótese extraordinária precisa de provas extraordinárias para ser aceita. Esse é o dilema da ufologia. Poucas evidências são suficientes quando se quer aceitar, mas infinitas são exigidas no caso contrário. Além das vergonhas...

 

Na capital do México foram filmados uma multidão de ovnis em 11/04/2005 e num documentário da Discorevy chamado “Febre de OVNI’s” uma equipe de ufólogos americanos da MUFON lançou balões prateados de gás hélio, comumente vendidos  na cidade e o efeito foi idêntico. Seria isso mesmo? A maioria dos ufólogos, junto com estes ufólogos da MUFON, afirmam que 85% dos casos são logo descartados por se tratarem de informações falsas ou mal entendidos na interpretação das imagens.

 

     

 

Lembremos das pegadas encontradas em Utah, nos EUA, e divulgadas em 1970 que causando uma boa empolgação. Como a amostra está em uma camada geológica do cambriano significa que a sua datação é de 500 milhões de anos atrás! Ela também apresenta um trilobita esmagado, que era daquela época. Porém não encaixa como uma pegada na forma de pisar e há outras pseudopegadas na região. Essa análise a desabilita e nos serve de experiência para sempre sermos críticos.

 

Nuvens lenticulares, pois possuem o formato de uma lente. Parece disco voador?

 

Por outro lado, a empresa canadense Avro Aicraft Ltda desenvolveu o projeto militar para a aeronáutica dos EUA de um avião na forma de um disco voador. O modelo foi muito criativo, porém não apresentou uma eficiência aceitável para a utilização em campo de batalha ou qualquer outra função, já que não pegava altitude e nem tinha um voo estável. Assim o projeto foi abandonado em 1961. Há também os aviões invisíveis desenvolvidos pelos EUA que apresentam formato triangular ou de asa, fato que se conecta com avistamentos de ovnis próximo dessas bases militares...

 

 

Dizem que alienígenas construíram as pirâmides do Egito, mas fica estranho o porquê eles teriam aprendido a construir aqui, pois vemos que as mais antigas foram mal feitas. Não subestimem os nossos engenheiros, pois eles levaram o homem a Lua! Várias nações estão liberando as informações sobre o fato, talvez os próprios militares saibam tão pouco quanto os ufólogos... Eu nunca vi algo assim com meus próprios olhos, porém sei que uma solução real deve ser inteligente.

 

Outra crítica boa seria a troca de espécies entre os continentes durante as navegações, muitos animais colonizaram outros ecossistemas nas nossas explorações. Se nosso planeta vem sendo visitado por extraterrestres eles devem ser muito cuidadosos já que todas as nossas formas de vida possuem uma evolução contínua aqui mesmo sem haver outra espécie de origem desligada nesse planeta. Assim reforçamos o valor de uma investigação e os dados confiáveis que se pode tirar das hipóteses.

 

Em uma confraternização da sua empresa, em um restaurante a céu aberto, os seus colegas de serviço observam uma luz no céu do tamanho de uma estrela se movendo lentamente e em linha reta, o seu chefe percebe que ela se move cerca de 5 graus em 10 minutos e lhe pergunta a sua opinião. O que você responde?

a) Eu tenho certeza absoluta de ser um disco voador.

b) Aquilo é um avião com a luz vermelha queimada.

c) Algum fenômeno atmosférico, como a aurora boreal.

d) Provavelmente seja um satélite de comunicação.

e) É um balão meteorológico refletindo a luz de Vênus.

 

O porquê a física é tão insuportável para tantas pessoas?

 

A única forma de ser realmente livre é ser disciplinado, ou você será mais um escravo dos seus instintos, como um animal. Sem liberdade não há felicidade. Na nossa cultura o jovem acha bonito ser bobo e nesse mal gosto está destruindo o seu futuro, pois perde o verdadeiro gosto pela vida e pela sua liberdade. Sempre é necessário cortar a língua dos fofoqueiros para ajudar a pessoa a escolher de que lado ela está. Então saberemos como a termos: como amigo ou inimigo. A escolha é sua! 

    

 

Hoje temos como mais gostoso ser folgado, mas logo isso já se torna o gosto do inferno na terra. Disciplina leva à competência e nós queremos isso? Imagine se você fosse fazer uma operação e pudesse escolher entre dois médicos que foram seus colegas de escola. Um era o cara legal que trocava cola com você, enquanto o outro era o nerd da turma que não conversava com ninguém. Qual seria a sua escolha? Há em você a bondade de querer ser o competente para os outros também?

 

Antigamente se obrigava o aluno a estudar, mas nós queremos ensinar a ser livre de verdade e conscientizar é mais difícil.  O professor está aprendendo a domar serpente quando ele pesca ignorantes indóceis com a suculenta isca da sabedoria. Porém a serpente é livre para morder a isca ou não. Todos nós devemos ter a humildade e ver o quanto o próprio Deus nos pesca assim em nossa má vontade. Nós aprendemos com Ele. Não posso coagir, mas posso advertir e apertar, o resto é com você.

As vezes parece que é culpa do professor por não preparar uma aula mais interessante e com novas tecnologias. Mas quando alguém  faz uma super apresentação em PowerPoint que seria o seu sonho como aluno receber uma dessa, aqueles anjinhos” nem se interessam, dormem ou reclamam. Isso é falta de caráter. A raiz da falta de disciplina está no desdém para com a escola, o professor, os colegas e, em especial, para consigo mesmo. Se pelo menos gostasse de si mesmo agiria diferente.

 

 

Eu já dei a mesma aula em salas diferentes com resultados diferentes. Se a turma gosta da bagunça, então alimentam os palhaços da sala, mas se um bom número realmente quer ser gente eles não acham graça na bagunça. Quando todo mundo apoia o mal comportamento é a hora de punir a sala inteira com um trabalhinho que só será fácil para quem ficou quieto. E tem outra coisa, não basta não atrapalhar, todos nós temos a obrigação de ajudar a manter a ordem, inclusive os “bons alunos”.

 

   

 

A disciplina não surge a ferro e fogo, mas na motivação ao estudo com a perspectiva de sua utilidade. A questão é que somente se abre ao sentimento da motivação quem tem um objetivo na vida além de uma vidinha fútil de curtição a curto prazo. Por mais que um professor venha a se esforçar por fazer a aula ser interessante o aluno tem a obrigação de ter uma tolerância ao tédio suficiente. Sem essa resistência psicológica não haverá competência, pois os obstáculos não serão superados. A física ajuda a ser mais resistente e também a pagar os seus pecados...

 

A questão da física ser insuportável se resume em ser ou não macho de verdade. Para as garotas se dá um desconto... Isso nos leva a pensar sobre a nossa autoestima, que não se trata de um sentimento vago, mas do fruto do nosso trabalho. Então concluímos que a autoestima é um fruto do trabalho! É maravilho você olhar para trás e ver um bom trabalho, assim você terá paz de espírito e confiança em si mesmo porque sabe do que é capaz. Levam-se muitos anos para tudo isso, mas cada gota de suor, lágrimas e até mesmo sangue valem o seu peso em ouro.

 
 
 

      Atividade

 

Faça um comentário de 10 a 15 linhas explicando os seus objetivos pessoais nessa matéria ao longo do seu curso. Agora que você já sabe para que serve a física e que quem não faz nada o dia inteiro fica com cara de nádegas... Então chegou a hora de você se comprometer e explicar os seus objetivos pessoais em estudar física na escola. Não esqueça de colocar o seu nome, número e série para que eu saiba quem foi que o escreveu. Veja, a seguir, os melhores e depois deixe o seu texto no Fórum.

 

Quando nós valorizamos a inteligência é bom saber que há muitas formas, e vemos que ela está disponível para todos os que a procuram com vontade. Lembro de Einstein explicar que o segredo do seu sucesso era igual a “x + y + z”, onde x era esforço, y criatividade, mas não disse o que era z. Quando lhe perguntar, aí contou que z era ficar quieto. Assim vemos que nem mesmo Einstein era tão Einstein como os outros queriam ver. Mas ele acreditou em si mesmo... A física nos ajuda a nos desenvolver e a superar obstáculos, mas não seja insensível ao dizer que “a vida é dura para quem é mole”, porque alguns sofrem mais do que os outros por menos oportunidades. A questão está em usar aquelas que temos e nisso é farta a vergonha de não usar a escola que se tem. O aluno exige tudo dela, mas nada faz por ele. Já vi muitas vezes que aqueles que mais reclamam são os que menos fazem. Esse sim é o caso de ser insensível. Dizem que nós somos o que comemos e qual é o nosso alimentos cultural? Quando eu era pequeno só tinha 5 canais na TV e conseguia achar coisa boa, mas hoje vejo gente com mais de 100 canais e só assiste o que há de mais escroto! Com um mal gosto desse não é de se estranhar que nada na escola vá bem e quando a pessoa quer melhorar ela não consegue porque está escravizada pelo próprio mal gosto, ela tenta, mas não vence porque no fundo ela gosta.
Farlei Roberto Mazzarioli. www.farlei.net. 09/11/2009.


Quando falamos em física muitas pessoas associam essa simples palavra de apenas seis letras à uma imensa dor de cabeça, talvez seja porque muitos não se interessam por conhecer e descobrir o amplo universo em que vivemos. Física é entender o “porquê” de simples e complexos acontecimentos, tais como “Porque entrar em um carro durante uma tempestade para se proteger de eventuais raios?”, “Porque móveis (principalmente de madeira) podem provocar certos barulhos durante a noite?”, “Porque a Terra orbita ao redor do Sol?”, “Porque existe dia e noite?”, enfim, física explica exatamente o Universo e tudo que há no mesmo, originando assim seu próprio significado “Natureza”. A Física desenvolve o nosso raciocínio gradativamente, afinal a partir do momento que entendemos o “porquê” de grandes acontecimentos e esplêndidos fenômenos naturais, ficamos aptos a sermos mais críticos, e a enfrentar grandes obstáculos em nossas vidas. Portanto, não se interessar por Física é não querer abrir os olhos e enxergar a grandiosidade da Natureza ao seu redor.
Fernando de Souza Silva, 2ºA. Lopes Borges. 20/02/2010 15:16 hs.

 
A física serve para que nós, reles seres humanos, não paguemos MICO na frente de outros seres humanos mais desenvolvidos mentalmente... serve também para nós compreendermos mais sobre nosso mundo, entendermos mais os desastres naturais, as tecnologias e ficar por dentro das novidades... sabendo física também podemos evitar levar sustos, como ver um vidro tremer e achar que tem assombração em casa quando não passou de uma ressonância; ou até mesmo saber distinguir um OVNI de balões ou nuvens... PORÉM, o melhor de saber física é que com certeza saberemos mais que muitos e, assim, seremos superiores nesse aspecto =] ... Resumindo tudo, aprender física é deixar de ser ignorante!
Ana Flávia Gonçalves de Campos, 3ºA. Lopes Borges. 27/02/2010 11:14hs.

 
Para que serve a física? A física é uma matéria muito importante na vida de qualquer ser humano, pois ela ajuda o individuo a desenvolver o seu raciocínio lógico. Coisas estranhas que acontecem em sua casa ou em qualquer outro lugar não são "só" loucura, é a Física. Por exemplo quando você está em sua casa e qualquer pessoa que esteja na rua dá a partida em um carro e sua porta e janelas começam a tremer, isso não é uma assombração, nem coisa do além, é a Física. A física é muito importante, mas muitos alunos vêm aquele monte de fórmulas e números e acabam se desinteressando pela matéria. É inteligente aquele que tem interesse em aprender, pois se algum dia você perceber que vai acontecer algum acidente natural, você poderá salvar a sua vida e de outros. Claro, se você não levar pelo lado da ignorância. Isso é uma base do que nós devemos aprender, porque ter noção dos fenômenos que acontecem na natureza e no mundo é uma coisa que todos devemos ter, mas é claro que muitos não levam a sério.
Juliana de Almeida Zago, 2ºA. Lopes Borges. 27/02/2010 13:34hs.


Para que serve a física?! Um dos principais motivos é para desenvolvermos o raciocínio lógico, e também para explicar tudo o que ocorre no mundo, de uma forma científica. Nos desenhos animados a física é muito "violada", pois muitos acontecimentos lá ocorridos são fisicamente impossíveis. Coisas que parecem ser anormais, quando olhadas nos olhos da física, se transformam em meros acontecimentos. Enfim a física explica os acontecimentos naturais, coisas que ocorrem diariamente sobre nossos olhos, como a queda de um objeto, entre outras coisas. Muitas vezes achamos que nunca usaremos a física em nossa vida, mas se prestarmos atenção ele está em todo lugar, em toda à parte e ainda ela ajuda a salvar nossas vidas. No caso de raios se prestarmos atenção nas aulas de física e lembrarmos sobre estarmos em lugares baixos em caso de tempestade já é um fato que nos ajudará muito.
Paulo Andrey de Souza Coqui, 2ºA. Lopes Borges. 20/02/2010 16:13hs.

 
Para que serve a física? Se você perguntar para muitas pessoas para que serve a física, você ouvira varias respostas diferentes mas com o mesmo sentido. Bom, para explicar essa pergunta existem varias maneiras, pois para explicar para que serve a física não é muito fácil. A física é uma forma de desenvolver o raciocínio lógico e também nos ajuda a usar e abusar do nosso cérebro desenvolvendo habilidades mentais. Ela também nos ajuda a ter uma visão mais profunda devido ao exercício de identificar dados relacionados na linguagem matemática. A física também é uma matéria que requer uma enorme atenção para tirá-la de letra e também de uma grande força de vontade, pois muitos já tentaram, mas poucos conseguem tirar tudo aquilo que a física nos oferece de bom e que nos ajuda com o decorrer de nos vida. Bom isso foi o que eu entendi para que a física serve para mim, e eu procuro tirar tudo de bom que a física pode me oferecer para minha vida.
Bruno Alessandro de Souza, 2º A. Lopes Borges. 25/02/2010 13:08hs.

 
A Física estuda tudo o que vemos na vida desde experiências em laboratórios, e teorias matemáticas da natureza, entre outros. Ela desenvolve a lógica, uma capacidade de lidar com dados e abstrações, definindo as suas relações e consequências. O exercício dessa habilidade na matéria de física promove o seu uso em várias outras funções. Ela mostra também os estudos da natureza e seus fenômenos, por exemplo: Não devemos ficar em pontos altos ou de baixo de árvores quando sabemos que em um tempo de chuva esta se formando, os raios são fatais e procuram um caminho curto para atingir. Se por acaso você estiver perto de casa ou voltando pra ela de carro estará em menos risco de ser atingido pois o carro protege, mas pela blindagem metálica que permite ao raio passar por ela e não por você. Para alguns a física pode ser chata, sonolenta e etc, mas ela por outro lado, se pelo menos prestarmos atenção, podemos obter respostas da quais sempre perguntamos.
Bruno Eduardo dos Santos Roque, 1º C. Lopes Borges. 26/02/2010 21:41hs.

 
A física desenvolve a lógica, uma capacidade de lidar com os dados e abstrações, definindo as suas relações e consequências. Usamos essa determinada matéria para desenvolver habilidades de leitura, como as de gráficos e as de tabelas. Estudá-las nos permite conhecer o raciocínio lógico, algo que pode nos ajudar em qualquer profissão que decidirmos seguir. Nos desenhos animados as leis de física não são tão respeitadas, porque possuem erros conceituais testados com humor. Se tivermos conhecimentos das tais leis de física , como: inércia, atrito, entre outros, estaremos mais seguros de acidentes que podem até ser fatais. A física é a base de toda a engenharia, essa matéria serve então para estudar os fenômenos que acontecem diante dos nossos olhos. A diversidade de suas aplicações faz com que ela esteja presente em todo nosso cotidiano. Portanto, sem física não seria possível realizar qualquer grande invenção.
Priscila Mansanare Ribeiro da Luz, 1ºC. Lopes Borges. 18/02/2010 15:42hs. 

 
A física é a explicação de tudo que há no universo, como o porquê de um móvel de madeira de sua casa faça algumas vezes barulho, calma você não está ficando maluco, e não se preocupe, a física pode lhe explicar. Tal como o melhor lugar para se ficar em uma tempestade, que é dentro de seu carro, ou se estiver em um campo aberto, ela o aconselha a se deitar no chão, assim você pode se salvar. Como todos sabem, ou quase todos, a física desenvolve o raciocínio lógico, o mesmo que o ajudará em outras funções. A física é o estudo da realidade, tendo o conhecimento a respeito da física e suas leis você poderá tanto estar como se sentir mais seguro e não ser o motivo de piadas das pessoas em sua volta, pois você estará livre de um mico ou de um grave acidente. Um bom exemplo é o de uma menina americana que sozinha pôde salvar muitas vidas, isso porque uma professora lhe falou que, quando o mar recua muito a onda que virá será muito grande e essa história real aconteceu no tsunami que varreu parte da Ásia em 2004.
Tatiane Centoma Temporim Gomes, 1º A. Lopes Borges. 01/03/2011 21:30hs.

Estudar a física é um jeito de desenvolver o raciocínio lógico, que é muito importante no nosso dia-a-dia. Isso combate a ignorância de não prestarmos atenção nas coisas, pois ao contrário imaginaríamos de imediato uma explicação sobrenatural. Assim, se prestarmos atenção podemos até salvar nossas vidas, como por exemplo, numa noite com raios você acha mais seguro ficar em um lugar alto ou dentro do carro? O lugar mais alto é mais fácil de o raio cair por ser o caminho mais curto, enquanto o recomendado é ficar dentro do carro porque o raio vai passar no lugar mais fácil, que é a blindagem metálica e não por você. Na física eu aprendi que pode haver vida em outros planetas, achei isso interessante porque sinceramente eu não sabia disso. Às vezes nós pensamos: para que estudar física? Ou preferimos conversar com o colega durante a aula e não pensamos que a física é muito importante na nossa vida e não é só uma matéria a mais que não tenha utilidade.
Miriam Masarin Moretti, 1º A. Lopes Borges. 27/02/2011 17:04hs.

 
A física é para alguns uma matéria muito chata e sem valor em nossas vidas. Mas eu digo, a física está presente em todos os momentos de nossa vida, mas nem assim nós nos importamos. Física significa saber a verdade natural de todos os fenômenos da natureza. Não é só estudar ressonância, dilatação térmica, átomos e etc. É saber o que envolve tudo isso. Vemos e praticamos vários conceitos de física, mas nunca assim paramos para pensar “porque acontece isso?”. A física também envolve desenvolvimento do nosso raciocínio lógico para se lidar com vários problemas. Pensar é muito bom, e faz bem quem pratica. Mas você acha já que acabou? Não. Até temos na física a parte que procura vida extraterrestre por meio da astronomia. Ainda buscam explicações para os fenômenos paranormais! Além de saciar a curiosidade a física também pode salvar sua vida. Mas é preciso você saber física para se salvar, senão... Então física não é apenas estudar, é saber o que acontece e porque acontece. Porque somos capazes de pensar.
Fernando Marquesini da Costa, 1º A. Lopes Borges. 13/02/2011 13:34hs.